O ensaio de MFL - Magnetic Flux Leakage, é baseado no princípio físico de fuga do fluxo magnético quando da presença de descontinuidades orientadas perpendicularmente às linhas de magnetização. O ensaio tem por objetivo detectar e avaliar descontinuidades existentes em materiais ferromagnéticos, através da medição da intensidade do fluxo magnético.
A avaliação do campo de fuga é realizada por um o elemento sensor que pode ser uma bobina ou um conjunto de semicondutores.
Para realização do ensaio a superfície é magnetizada e havendo descontinuidades superficiais ou subsuperficiais, ocorrerá um vazamento de fluxo. Quando o elemento sensor passar sobre a peça em uma região com descontinuidade, haverá a detecção da fuga ou vazamento de fluxo magnético, e a medição da intensidade deste campo de fuga indicará a existência de uma descontinuidade, sendo possível determinar sua localização e severidade.
A MISTRAS utiliza-se do ensaio de MFL Alta Resolução (256 canais) para a avaliação de fundo de tanques, realizando a inspeção de chapas do fundo de tanques. O objetivo do ensaio é a detecção de corrosões internas e externas das chapas, com o mapeamento das áreas corroídas e a disponibilização de software para análise e avaliação do resultado com ensaio. |